Categorias: Seguro Garantia

Author

Genebra Seguros

Share

blank

As licitações são uma alternativa extremamente rentável para empresas que desejam faturar mais, estabelecendo contratos com o Governo. Para que você possa realmente aproveitar esse potencial, precisa participar do maior número possível de processos licitatórios. Tenha em mente, também, que sua empresa vai enfrentar uma forte competição nesses processos; ou seja, quanto mais participações, maiores as chances de chegar a um contrato.

Então, a primeira questão importante é: como participar de mais licitações? Para responder a essa questão, eu preparei cinco dicas. Pegue seu café, sente na sua cadeira mais confortável e me acompanhe para descobrir quais são!

1. Formar consórcios

Empresas que individualmente não poderiam participar de uma licitação, porque não conseguem atender a um requisito do edital ou cumprir o objeto do contrato, podem formar consórcios entre si. Assim, é possível vencer barreiras e participar de mais licitações. Essa também é uma estratégia inteligente para que empresas menores possam ganhar de grandes concorrentes.

2. Subcontratar empreiteiros

Assim como os consórcios, a subcontratação é mais uma alternativa para que sua empresa possa participar de licitações, ainda que não tenha as condições de executar o trabalho sozinha. Nesse caso, em vez de estabelecer uma parceria, você apenas terceiriza o serviço para empreiteiros que podem realizá-lo. Porém, é importante ficar atento aos limites legais da subcontratação em licitações!

3. Manter os indicadores do balanço em dia

Os balanços patrimoniais da sua empresa estão em ordem? Se a resposta for não, cuidado! Quando uma licitação solicitar que essa informação seja apresentada, você corre o risco de não conseguir cumprir a exigência no prazo e, assim, perder a oportunidade de disputar o contrato. Felizmente, existe uma forma simples de evitar esse problema: manter os indicadores do balanço sempre em dia, para não ser pego de surpresa pelo edital.

4. Possuir limite pré-aprovado de seguro-garantia

Muitas licitações exigem um seguro-garantia, que protege o contratante caso o contratado (no caso, a sua empresa) não cumpra com a entrega do produto ou serviço estipulado. O problema é que a aprovação do limite pela seguradora pode levar algum tempo e, até conseguí-la, o prazo do edital pode ter se encerrado – lá se foi sua oportunidade de participar. Se você quiser evitar que isso aconteça, possuir limite pré-aprovado de seguro-garantia é uma grande vantagem.

5. Utilizar um serviço de alerta de editais

Você sabe qual é o erro mais simples que impede sua empresa de participar de mais licitações? Não saber quais licitações estão abertas. Sim, a falta de informação é um empecilho, mas você pode resolvê-la usando um serviço de alerta de editais, que emitem notificações quando editais de licitação dentro de certos parâmetros são publicados. Existem opções pagas e gratuitas para esse tipo de serviço. Portanto, não há desculpa para perder uma licitação interessante para sua empresa!

Nesse artigo, você viu cinco dicas para participar de mais licitações. Participar de mais processos é o primeiro passo para ganhar mais contratos; e essa pode ser a porta que você procura para alavancar o faturamento do seu negócio!

Quer aprender mais sobre licitações e seguro-garantia? Inscreva-se na newsletter e receba nossos conteúdos exclusivos, diretamente em seu e-mail!

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.