Author
Genebra Seguros
Share
Seguro de responsabilidade civil protege empresas contra custos de indenizações e processos, garantindo segurança financeira e credibilidade
Uma pesquisa elaborada pela Confederação Nacional de Seguros (CNseg) divulgou que, apesar de a maioria dos empresários reconhecer a contratação de um seguro de responsabilidade civil como uma forma de tranquilidade e de valorização do funcionário, apenas 26% dos entrevistados consideram contratá-lo. Daniela Benneti, professora na Live University, afirmou que essa contratação tende ocorrer apenas depois que o empresário se depara com um problema.
O que é responsabilidade civil
A responsabilidade civil (RC) é o dever jurídico de reparar danos causados a terceiros por atos ilícitos ou por atos lícitos que tenham resultado em prejuízo. Seu objetivo é garantir que a vítima seja indenizada, restabelecendo o equilíbrio jurídico e social. Ela está prevista pelo Código Civil brasileiro, em especial nos Artigos 186 e 927.
O que é o seguro de responsabilidade civil
O seguro de responsabilidade civil protege o patrimônio do segurado contra danos involuntários causados por ele a terceiros. Esse produto cobre despesas relacionadas a indenizações por danos materiais, corporais ou morais que decorrente do exercício de suas atividades, seja como pessoa física ou jurídica. Suas coberturas incluem indenizações e despesas legais, auxílio em processos judiciais e outros.
A quem esse produto se destina
Inúmeras profissões e empresas de todos os portes podem contratar um seguro de responsabilidade civil, com apólices personalizadas de acordo com suas necessidades. Advogados, médicos, engenheiros e arquitetos estão entre os que mais buscam essa proteção, mas qualquer profissional que queira se resguardar contra danos involuntários pode se beneficiar. Profissionais liberais e autônomos, estabelecimentos comerciais, indústrias, construtoras e organizadoras de eventos são alguns exemplos.
A importância desse seguro para pequenas empresas
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e, quando envolvem terceiros, podem gerar impactos financeiros e jurídicos ainda maiores. Seja um erro profissional, um acidente dentro de um estabelecimento ou até um incidente em um evento, os custos para reparar os danos tendem a ser altos. Sem um seguro, esses gastos podem comprometer a saúde financeira do segurado.
O seguro de RC reduz essas despesas, contribuindo para a proteção do patrimônio do segurado. Mariana Luciow, analista comercial da Genebra Seguros, explica que isso ocorre porque o produto tem “cobertura para custos associados a ações legais, indenizações e outras responsabilidades decorrentes de danos causados a terceiros. Isso faz com que o segurado não precise arcar com grandes perdas financeiras que poderiam comprometer seu patrimônio, além de proteger sua reputação e continuidade de atividades profissionais.”
Ademais, a contratação de um seguro transmite confiança e credibilidade tanto aos clientes quanto aos colaboradores, além de eliminar uma série de preocupações. Para uma pequena empresa, um equívoco cotidiano pode ter um grande impacto, afetando a reputação e a continuidade do negócio, sendo que elas tendem a ter recursos financeiros ainda mais limitados para lidar com processos judiciais e indenizações.
Startups, por exemplo, podem se beneficiar desse seguro para garantir sua sobrevivência e crescimento. Muitas operam com orçamentos reduzidos, e um único processo judicial pode comprometer tanto suas finanças quanto sua imagem. Há ainda casos de investidores que exigem que a empresa possua um seguro de RC antes de firmar um contrato.
Modalidades do seguro de RC
As principais modalidades desse produto são:
- Responsabilidade Civil Geral: protege empresas frente a processos gerais.
- Responsabilidade Civil Produtos: protege empresas contra processos decorrentes de falhas nos produtos fornecidos.
- Responsabilidade Civil Ambiental: protege empresas frente a processos decorrentes de danos ambientais.
- Responsabilidade Civil Empregador: protege empresas frente a processos decorrentes de acidentes de trabalho.
- Responsabilidade Civil Crimes Cibernéticos: protege empresas frente a processos decorrentes de vulnerabilidades e ataques de hackers.
- Responsabilidade Civil D&O: protege executivos e diretores frente a processos decorrentes de falhas na administração da empresa.
- Responsabilidade Civil Profissional: protege um profissional frente a falhas decorrentes do exercício da profissão.
O seguro de responsabilidade civil é essencial para a proteção financeira e jurídica de empresas e profissionais autônomos. Apesar de sua importância, muitos empresários ainda não consideram sua contratação até enfrentarem um problema real. No entanto, imprevistos podem gerar custos elevados e comprometer a continuidade de um negócio. Ao investir nesse tipo de seguro, o empreendedor garante maior segurança patrimonial, credibilidade no mercado e tranquilidade para focar no crescimento da empresa, minimizando riscos que poderiam comprometer sua estabilidade financeira e reputação.