Author
Genebra Seguros
Share
Seguro de crédito protege empresas contra a inadimplência, reduz riscos financeiros, melhora a gestão de crédito e garante estabilidade em momentos de crise
Atualmente, 78,8% das famílias brasileiras possuem dívidas, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Nesse cenário, a inadimplência se tornou um dos maiores desafios para as empresas. O seguro de crédito surge como solução eficaz ao oferecer proteção financeira contra o não cumprimento das obrigações de pagamento pelos clientes.
No dia 3 de fevereiro deste ano, a Confederação Nacional de Seguros (CNSeg) apresentou como pauta prioritária ao Ministério da Fazenda o estímulo do seguro de crédito “como forma de aumentar as garantias e mitigar o risco para o consumidor”. Dyogo Oliveira, presidente da CNSeg, defende que o setor segurador é fundamental para a economia brasileira.
Seguro de crédito na prática
Quando uma empresa vende a prazo, sempre existe o risco de inadimplência. O seguro de crédito cobre parte ou a totalidade dessas perdas (a depender da apólice), garantindo que a empresa não fique no prejuízo caso um comprador não cumpra suas obrigações financeiras. Sem essa proteção, a falta de pagamento pode comprometer o fluxo de caixa e limitar a capacidade de operação do negócio. Esse benefício permite conceder crédito a mais clientes sem comprometer a saúde financeira da empresa.
Todavia, o seguro de crédito não se limita a auxiliar o segurado apenas nos casos em que ocorre um sinistro agindo também a favor de sua prevenção. O produto atua diretamente na análise de clientes, obtendo informações acerca da saúde financeira dos compradores, de o que contribui para decisões mais seguras por parte da empresa.
Outra vantagem é que as empresas que possuem esse seguro tendem a ser vistas como sendo de menor risco pelos bancos, uma vez que possuem riscos financeiros cobertos pela apólice. Além disso, a segurança proporcionada por esse produto as permite adotar políticas de pagamento mais flexíveis e vantajosas para os clientes, aumentando a competitividade no mercado.
Nos momentos de crise, essa modalidade de seguro se torna ainda mais necessária, visto que contribui para a estabilidade financeira. Durante recessões ou crises setoriais, o risco de inadimplência aumenta, e o seguro de crédito garante a continuidade das operações empresariais.
Vantagens do seguro de crédito
Sendo assim, os benefícios do seguro de crédito são:
- Proteção contra a inadimplência;
- Redução de riscos financeiros;
- Maior segurança para expandir vendas a prazo;
- Melhoria na gestão do crédito;
- Acesso facilitado a financiamentos;
- Aumento da competitividade;
- Proteção contra crises econômicas;
- Redução de provisões para devedores duvidosos.
Seguro de crédito em três etapas
Priscila Andreis Pinto, especialista em seguro de crédito na seguros na Genebra Seguros, explica o seguro em três etapas:
- Análise de crédito: A seguradora avalia o risco de crédito dos clientes da empresa contratante, identificando potenciais inadimplentes.
- Cobertura: Caso um cliente não cumpra o pagamento no prazo (ou se houver outras situações que impliquem em inadimplência, como falência), o seguro cobre parcial ou totalmente a dívida, conforme as condições da apólice.
- Indenização: Quando ocorre o não pagamento, a empresa aciona a seguradora, que reembolsa o valor acordado, ajudando a empresa a minimizar as perdas financeiras.
Por fim, a especialista afirma que “o seguro de crédito é uma prática comum em várias partes do mundo e tem se tornado cada vez mais relevante à medida que as economias se tornam mais globalizadas e interconectadas”. Ela destaca o papel essencial desse seguro para que as Lojas Americanas pudessem continuar operando, mesmo diante de uma dívida superior a R$ 20 bilhões.
O seguro de crédito é, portanto, uma ferramenta estratégica para empresas que buscam segurança financeira, estabilidade e crescimento sustentável em um cenário econômico desafiador.