Author

Genebra Seguros

Share

Se você mora ou pretende morar de aluguel, precisa saber que terá que oferecer alguma garantia ao proprietário do imóvel, conforme está previsto na Lei do Inquilinato (Lei n° 8.245/1991). Tais garantias são utilizadas para preservar a renda e o patrimônio de quem possui o imóvel locado, seja ele residencial ou comercial.

Dentre as opções de garantia que o locatário pode dar ao proprietário do imóvel, a mais econômica para o locatário é o Seguro Fiança Locatícia. Este é um vantajoso substituto para os outros tipos de garantia disponíveis no mercado, como a caução e o fiador. A cobertura do Seguro Fiança Locatícia está relacionada ao valor do aluguel e às taxas referentes a ele, podendo ser adicionadas coberturas adicionais, como contas de água, luz e taxas de ações de despejo.

O que é o Seguro Fiança Locatícia?

O Seguro Fiança Locatícia se mostra como a melhor opção de garantia para quem vai alugar um imóvel. Ao invés da necessidade de se conseguir um fiador, por exemplo, o inquilino realiza a contratação de uma apólice de seguro que irá garantir ao proprietário do imóvel que qualquer eventualidade que ocorra ao imóvel ou problema financeiro seja ressarcida, desde que esteja acordado em contrato.

Esta modalidade de seguro é vantajosa para o inquilino, pois, além de evitar o envolvimento de outra pessoa no processo, como acontece quando é necessário um fiador, a apólice também substitui a necessidade de disponibilizar um montante maior de dinheiro, como é o caso das outras formas de garantia de aluguel, como o caução e o título de capitalização.

Como funciona o Seguro Fiança Locatícia?

Como a finalidade deste tipo de seguro é substituir outras formas de garantia dada pelo locador ao proprietário do imóvel, a apólice do Seguro Fiança Locatícia é contratada pelo inquilino. Porém, quem fica como segurado é o proprietário do imóvel, que é quem deve receber as indenizações, caso a apólice seja usada. A vigência do seguro depende de cada contrato, portanto, varia de acordo com a renovação prevista e acordada.

Do ponto de vista financeiro, o valor da apólice varia conforme o preço do aluguel. Como outras modalidades de seguro, é permitido ao locador parcelar o valor total mas, no caso do Seguro Fiança Locatícia, isso pode ser feito desde que os pagamentos ocorram dentro da duração do contrato de aluguel, o que confere segurança ao dono do imóvel. E, caso precise ser utilizado, o seguro é solicitado diretamente pelo proprietário do imóvel, quando este identifica a falta do pagamento do aluguel sendo, então, indenizado pela seguradora.

Quais as vantagens desta categoria de seguro?

Para o inquilino, o Seguro Fiança Locatícia é uma opção vantajosa pois é uma forma de diminuir a burocracia na hora do aluguel e de poder realizar a contratação de forma mais rápida. Ele também dispensa a necessidade de buscar por um fiador, evitando esse empecilho no momento da negociação até encontrar alguém disposto a responsabilizar-se pelo risco de inadimplência.

Outra grande vantagem é o parcelamento, o que torna esta opção mais fácil de ser inserida e diluída nas despesas mensais. Ele evita também a necessidade de disponibilizar um montante de dinheiro para pagar pelo caução ou pelo título de capitalização.

Para o proprietário, é uma ótima opção de garantia locatícia. O Seguro Fiança Locatícia garante o pagamento do aluguel em caso de atraso ou inadimplência do inquilino, evitando uma longa espera caso a situação necessite de processos judiciais. Esta opção também é ótima para garantir a permanência do inquilino por mais tempo, visto que a renovação é feita para o ano seguinte.

Existe também a possibilidade de inserir coberturas adicionais de danos ao imóvel, multa por rescisão contratual e a pintura do imóvel, garantindo sempre a qualidade, independente da condição em que o inquilino deixar o imóvel.

Para a imobiliária, o Seguro Fiança Locatícia é uma ótima opção também. Ele dispensa a necessidade de análise de cadastro, visto que isso passa a ser feito pela seguradora, eliminando o risco de a imobiliária ter que assumir a aprovação de cadastro. Ele também garante o recebimento do valor da taxa de administração do imóvel em caso de inadimplência do inquilino.

Assim como a avaliação feita para o aluguel, o Seguro Fiança Locatícia também considera os aspectos financeiros na sua análise, portanto, é necessário apresentar os comprovantes de renda, assim como documentos pessoais, comprovação de endereço, entre outros.

Em consequência das exigências das formas tradicionais de segurança de locação, o Seguro Fiança Locatícia é a opção mais viável para todos os envolvidos no aluguel de um imóvel. Ficou com alguma dúvida? A Genebra Seguros pode ajudar você na contratação do Seguro Fiança Locatícia. Entre em contato pelo telefone (51) 3237-7210 ou pelo e-mail seguros@genebraseguros.com.br e agende uma reunião com um dos profissionais da nossa equipe. 

A Genebra Seguros tem atuação nacional e conta com uma equipe altamente qualificada que poderá indicar as melhores soluções e orientar você no processo de contratação de qualquer tipo de seguro, inclusive o Seguro Fiança Locatícia.

Comentários

2 Comments

  1. blank
    Fabiano 25 de julho de 2023 at 19:20 - Reply

    Se eu alugo meu imóvel no método particular qual o processo de contratação do seguro ? Ou somente imoviliárias ?

    • blank
      Equipe de Atendimento 16 de agosto de 2023 at 11:14 - Reply

      Olá! É sim, é possível fazer o seguro fiança sem a intermediação de uma imobiliária. No entanto, se faz necessário um contrato de aluguel legal.

      Para cotações e informações esses são nossos contatos: 51 – 23910607 ou 11 – 23911883.
      Equipe Genebra Seguros.

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.