Author

Genebra Seguros

Share

Anualmente, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulga a lista dos carros mais roubados no Brasil. O Índice de Veículos Roubados (IVR) permite compreender, de forma bem intuitiva, as estatísticas de roubos/furtos de veículos segurados no mercado brasileiro. Esse tipo de informação auxilia o consumidor na hora de comprar um carro e também torna mais transparente a operação de seguros.

O  Índice de Veículos Roubados é calculado pela divisão do número de sinistros ocorridos e o número de veículos expostos (segurados) na região de ocorrência do sinistro – no caso, estamos falando de todo o território nacional. Os índices são apurados a partir das apólices vigentes e dos sinistros ocorridos.

Na categoria passeio nacional, os 10 carros mais roubados do Brasil em 2020, segundo a Susep, são:

  1. Hyundai HB20 = IVR 0,668% (319.158 veículos segurados, com 2.131 ocorrências);
  2. Chevrolet Onix = IVR 0,573% (310.731 veículos segurados, com 1.779 ocorrências);
  3. Toyota Corolla = IVR 0,419% (241.296 veículos segurados, com 1.011 ocorrências);
  4. Volkswagen Gol = IVR 0,781% (218.768 veículos segurados, com 1.708 ocorrências);
  5. Renault Sandero = IVR 0,651% (187.495 veículos segurados, com 1.220 ocorrências);
  6. Honda Fit = IVR 0,402 % (179.501 veículos segurados, com 722 ocorrências);
  7. Fiat Palio 1.0 = IVR 0,788% (178.014 veículos segurados, com 1.402 ocorrências);
  8. Ford Ka 1.0 = IVR 0,572% (176.100 veículos segurados, com 1.008 ocorrências);
  9. Chevrolet Prisma = IVR 0,563% (170.904 veículos segurados, com 962 ocorrências);
  10. Ford Fiesta > 1.0 = IVR 0,516% (166.591 veículos segurados, com 859 ocorrências).

Dados de anos anteriores indicam que um veículo automotivo é roubado por minuto no Brasil mas que, apesar disso, há épocas do ano em que o total de furtos e roubos tem um salto. A principal época é o Carnaval, quando a falta de atenção e o maior tempo que o veículo fica estacionado se somam às aglomerações e à distância que o proprietário fica do seu automóvel

Normalmente, carros são roubados para abastecer o mercado criminoso de peças roubadas, no qual é possível comprar peças mais baratas, sem comprovação de origem ou nota fiscal. No Rio Grande do Sul, a Lei dos Desmanches estabelece o registro no Detran/RS e fiscaliza, desde 2015, a atuação de empresas que podem atuar com desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas. No início de 2021 o Detran/RS lançou o site Peça Legal, para consulta de peças usadas disponíveis para compra nos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados. 

Saber quais são os veículos mais roubados no Brasil – assim como o seu IVR – é uma informação importante na hora de escolher qual veículo comprar, pois permite levar em conta que a contratação do seguro desses modelos é mais cara, pois correm mais risco de serem alvo de roubos e furtos. 

Como se prevenir de roubos e furtos

Além da contratação de um seguro auto, que se mostra uma excelente garantia e investimento em segurança, é importante tomar algumas medidas para proteger você, as pessoas que você ama e também o seu patrimônio

Atenção ao estacionar: se não puder estacionar seu veículo em estacionamento fechado, priorize ruas movimentadas e com boa iluminação. Sempre que possível, estacione próximo a estabelecimentos comerciais ou prédios com vigias e câmeras de segurança;

Não deixe objetos à vista no carro: evite deixar bolsas, objetos e compras expostos dentro do carro, usando mais o porta-malas para guardar esses objetos com mais segurança. Lembre que objetos como carregadores de celulares, GPS e adaptadores chamam a atenção dos ladrões, pois indicam que você carrega objetos de valor no veículo;

Opte por dispositivos de segurança que fiquem aparentes: assim como seus objetos pessoais podem chamar a atenção de pessoas mal intencionadas, a presença de itens de segurança pode mantê-las afastadas. Quando usar correntes, trancas de direção ou chaves interruptoras, deixá-las visíveis pode evitar roubos ou furtos.

Confira se trancou o carro: se ladrões não se assustam com um carro trancado. Agora, imagine se ele estiver sem tranca? Esquecer de trancar as portas e fechar os vidros do seu automóvel, inclusive em casa, é um pequeno descuido que pode se tornar uma grande dor de cabeça. Quanto mais você se cuida, menos surpresas desagradáveis você enfrenta.

Não guarde documentos no veículo: seus documentos pessoais precisam ficar sempre com você. Se você deixa sua Carteira Nacional de Habilitação e/ou o documento do veículo dentro do carro, corre dois riscos: eles podem ser roubados, o que vai lhe obrigar a providenciar uma segunda via, sem falar no risco do uso dos seus  dados pessoais em outros crimes. Além disso, ter a documentação em mãos torna a vida do ladrão mais fácil, caso ele tente vender o veículo, pois o documento facilita a receptação.

Quando parar em semáforos, fique longe do carro da frente: sempre estabeleça uma distância do veículo que está na sua frente, especialmente quando parar no semáforo ou cruzamentos não preferenciais. Dessa forma, caso perceba alguma atividade suspeita ou perigo iminente, você terá mais espaço e visibilidade para sair dessa situação.

Opte por equipamentos de segurança alternativos: além de contratar seguro auto, você pode optar por equipamentos que são voltados para a segurança do veículo, como alarmes, rastreadores e bloqueadores (que travam a ignição ou a bomba de combustível).

Não dê informações pessoais para manobristas: quando deixar o carro em um estacionamento, evite dar informações pessoais ou contar aonde vai ou quanto tempo vai demorar. Se for abordado, diga apenas que será rápido. Caso haja alguma má intenção, não saber quanto tempo terá para praticar o furto pode desencorajar o ladrão.

Fique atento ao entrar em garagens, especialmente na de casa: é super comum fazer as atividades de rotina no piloto automático. Por isso, ao entrar na garagem de casa ou da empresa onde trabalhamos, precisamos redobrar a atenção, pois ladrões e sequestradores se sentem mais à vontade para praticar seus crimes nessas situações. Quando estiver a algumas quadras de casa, ative seu “radar” e fique atento às ruas e esquinas, buscando identificar movimentações estranhas. E, se perceber algo, não entre em casa: siga o trajeto até se sentir novamente em segurança.

Além de tomar medidas preventivas no dia a dia, é importante saber quais são os 10 carros mais roubados do Brasil, segundo o IVR atualizado pela Susep. A maneira ideal de fazer a melhor escolha, tanto na hora de comprar o veículo quanto de contratar seu seguro auto, é conversar com profissionais qualificados que poderão orientar você em todo o processo. E você pode contar com a equipe da Genebra Seguros para encontrar a solução ideal e garantir a segurança do seu veículo

Se você ficou com alguma dúvida, fale com a Genebra Seguros, que oferece o Seguro Auto e tem atuação nacional. Entre em contato pelo telefone (51) 3237-7210 ou pelo e-mail seguros@genebraseguros.com.br e agende uma conversa com um dos profissionais da nossa equipe, que poderá indicar as melhores soluções.

Comentários

One Comment

  1. blank
    Seraphim 21 de junho de 2021 at 17:46 - Reply

    EXCELENTES DICAS!!!!

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.