Author
Genebra Seguros
Share
No que diz respeito ao gerenciamento de construções, o cronograma de obra é uma das partes mais importantes do projeto. Isso porque atrasos em qualquer etapa, seja por tempo de inatividade, seja pela demora excessiva em algum processo, significam mais custos.
É preciso pagar a mão de obra por mais tempo, em alguns casos, alugar equipamentos por mais tempo, pagar custos indiretos de eletricidade, água, entre outros, por mais tempo.
Ou seja, atrasos podem causar rombos sérios no orçamento e comprometer a saúde financeira do projeto.
Aumento na produtividade
Um cronograma bem planejado possibilita otimizar o uso de mão de obra, materiais e equipamentos, facilitando o gerenciamento, aumentando a produtividade e evitando problemas com investidores e clientes.
O ciclo de vida de uma obra começa antes mesmo de contratar, quando o projeto é criado no papel e entregue para aprovação. O cronograma de projeto entra nessa documentação, descrevendo cada etapa e fornecendo datas para conclusão.
Quanto mais bem trabalhado for este cronograma, mais confiança o cliente terá de que a construção será feita de acordo com os planos e mais fácil será o fechamento de contrato.
O cronograma é a base de bons resultados financeiros, sendo útil para prever a conclusão e acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Imagine a obra de um prédio em que um andar deveria ser concluído em 15 dias, mas foi levantado em 20. A identificação do atraso no cronograma permite tomar decisões em que os cinco dias de atraso sejam recuperados em outra etapa. Talvez contratando mais mão de obra para finalizar mais rapidamente a pintura, por exemplo.
Esses marcos facilitam a tomada de decisões e a resolução de problemas, o que se torna ainda mais necessário em projetos grandes, onde muitas vezes a conclusão de um empreendimento pode levar um ano.
Cronogramas de linha de base são cruciais para manter os projetos de construção dentro do prazo e do orçamento. Compreender como cada etapa está programada para acontecer é necessário para saber como está se desenvolvendo o projeto.
O que é levado em consideração em um cronograma de obra?
Há uma série de coisas que devem ser consideradas na criação de um cronograma de obra. O projeto, o tempo para tirar as licenças necessárias e os custos devem ser levados em consideração.
A programação auxilia o contratante no entendimento de quando o projeto será concluído, fornecendo um processo de planejamento e uma visualização clara que pode ser utilizada em todos os projetos envolvidos na construção.
Cronogramas de construção se concentram em duas questões principais: determinar em quanto tempo cada atividade deve ser concluída e quem é o responsável por cada atividade.
Assim, caso haja algum problema, fica claro quem é o responsável por tomar as decisões para solucioná-lo.
Por que fazer um cronograma de obra?
Um cronograma de construção bem executado ajuda a verificar a necessidade de materiais, mão de obra e equipamentos. É um instrumento que permite ajustar etapas para recuperar tempos de inatividade, evitando atraso na entrega.
O resultado é um cliente final muito mais satisfeito, menos reclamações e litígios.
Cronogramas de construção permitem visualizar claramente as tarefas, em que ordem devem ser feitas, em que tempo devem ser concluídas.
Realize seu cronograma de obra com a TecPlaner
Como você pode perceber, a criação de um cronograma de obras pode ser uma tarefa complexa e, por isso, o uso de mão de obra especializada em sua criação certamente terá impactos positivos no resultado.
Uma equipe altamente capacitada, com extenso know how em planejamento físico, financeiro e econômico de obras, elabora cronogramas precisos e ricos em detalhes e informações, possibilitando um gerenciamento muito mais eficiente.