Author
Genebra Seguros
Share
O Brasil conta com 1 milhão de advogados cadastrados na OAB e 50 mil escritórios de advocacia, um público que lida diariamente com questões delicadas, que atingem a vida de pessoas físicas e jurídicas.
A responsabilidade por trás dos atos de um advogado tem um impacto grande para os clientes, para o escritório e para o próprio advogado. Perdas de prazo ou erros em pareceres são situações relativamente comuns de vivenciar ao longo da carreira, mas podem prejudicá-la em vários aspectos.
O Superior Tribunal de Justiça já decidiu que o cliente pode processar seu advogado, se esse lhe causar danos morais e materiais e se tiver agido com negligência na condução do processo.
Em um caso específico, o advogado foi processado por não ter defendido adequadamente o direito de seu cliente de retenção por benfeitorias, o que teria causado a perda do imóvel em disputa, e também por ter deixado transcorrer o prazo para apelação, sem se manifestar.
O seguro RCP (Responsabilidade Civil Profissional) para advogados foi criado com o intuito de preservar os profissionais dessa área, e seus escritórios e minimizar os danos financeiros e de imagem que possam ser causados por reclamações de terceiros referentes à prática profissional.
Por que adotar um seguro RCP para advogados?
Por mais planejado e diligente que seja um profissional, não é possível excluir a possibilidade de erros. Em um cenário em que tais erros vêm sendo mais reclamados e penalizados, o seguro ajuda na prevenção de danos ao patrimônio e à reputação. Voltado a escritórios de todos os portes, os produtos oferecidos pela Genebra são adequados aos riscos identificados dentro deste segmento.
Coberturas do Seguro
A cobertura prevê a indenização para o escritório nos casos em que o advogado, associado ou sócio, for demandado por cometer erros que impliquem em prejuízo a clientes por eles atendidos. As vantagens do RC Profissional vão além da compensação financeira e abrangem também as proteções reputacionais como gastos com publicidade e relações públicas para reverter a imagem negativa, se necessário.
Principais coberturas:
– Despesas judiciais e/ou extrajudiciais para eventual defesa do advogado (procedimentos arbitrais, honorários advocatícios, despesas com perícias, investigações, entre outros);
– Prejuízo financeiro de terceiro em decorrência de erros e omissões do advogado; • Danos morais;
– Cobertura de extravio, furto e roubo de documentos de clientes; • Despesas com assessoria de imprensa e publicidade;
– Atos desonestos de funcionários;
– Difamação, calúnia e injúria.
Exclusões
– Atos ilícitos dolosos;
– Reclamações pré-existentes.
O que é analisado no ato da contratação?
– Área de Especialidade;
– Tamanho da empresa (número de advogados e faturamento); • Faturamento por área de especialidade;
– Tempo de atuação;
– Quantidade de casos por advogados;
– Consultivo VS Contencioso.
Controles de Risco/Governança
Para evitar surpresas desagradáveis, sugerimos as seguintes práticas, com o objetivo de minimizar imprevistos:
– Utilize contratos com clara definição de escopos de serviços;
– Formalize acordos verbais;
– Implemente uma política que evite conflite de interesse;
– Evite realizar promessas de performance ou garantia de resultado;
– Negocie e explique os custos anteriormente ao serviço prestado;
– Faça reports periódicos sobre o status dos processos aos seus clientes;
– Utilize sistemas para controle de prazos;
– Implemente política de “Know your customer”;
– Instale firewalls e antivirus.
Caso queira conhecer mais profundamente sobre as coberturas adequadas para o seu negócio, fale com um consultor da Genebra Seguros.