Author
Genebra Seguros
Share
Sexta maior produtora de resinas plásticas no mundo e líder mundial na produção de biopolímeros, a Braskem possui 41 unidades industriais em quatro países (Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha) e capacidade anual de produção de 8,9 milhões de toneladas de resinas termoplásticas – Polietileno (PE), Polipropileno (PP) e Policloreto de Vinila (PVC), e 10,7 milhões de toneladas de químicos básicos (como Eteno, Propeno, Butadieno, Bezeno, entre outros).
A empresa foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrecht e do Grupo Mariani, tornando-se referência mundial. Em função disso, possui uma seleção rigorosa das empresas que desejam se tornar seus fornecedores.
Nesse artigo você saberá como fornecer seus produtos e/ou serviços para a Braskem, como se cadastrar para isso de forma correta e firmar uma parceria com a empresa que atende clientes em mais de 100 países e que colabora com a produção de itens como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, varejo, tintas, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros.
O que fazer para se tornar um fornecedor da Braskem
O primeiro passo para se tonar um fornecedor da Braskem é preencher um pré-cadastro disponível no site da empresa (https://www.braskem.com.br/fornecedores), ao clicar no ícone “Fornecedores”, encontrado ainda na página inicial.
Na página seguinte, basta clicar para acessar o questionário de pré-cadastro. Após o preenchimento, a Braskem avaliará as respostas e entrará em contato, caso seja necessário. No pré-cadastro, deverá fornecer dados como o nome de sua empresa, CNPJ, localização, faturamento atual, tempo de atuação no mercado, ramo de atuação, certificações, entre vários outros.
Sustentabilidade
Outro ponto que chama atenção são as perguntas relacionadas a sustentabilidade, uma vez que a empresa tem uma grande preocupação com as questões ambientais.
Ao longo do questionário, o futuro fornecedor deverá informar se possui passivos ambientais, como áreas contaminadas ou desmatadas, se segue a legislação ambiental e possui todas as licenças obrigatórias para seu funcionamento, obtidas através de órgãos competentes e ainda se sofreu alguma ação judiciária ou autuação nos últimos anos devido a descumprimentos de legislações ambientais, entre outros questionamentos.
Outros aspectos
Aspectos sociais e econômicos da empresa também serão questionados, como trabalhos desenvolvidos para a comunidade e pagamentos de tributos.
Portal de Fornecedores
Sendo aprovado no pré-cadastro, o interessado receberá um login e uma senha para acessar o Portal de Fornecedores e ativar sua conta.
O acesso deve ser feito na página dos Fornecedores (https://www.braskem.com.br/fornecedores)
A senha inicial deverá ser trocada no primeiro login para uma senha de sua escolha. Com o login de administrador é possível criar novos usuários e prover acesso a mais pessoas de sua empresa às funcionalidades determinadas pelo administrador.
COUPA
Para fornecedor para a área de Suprimentos, a ferramenta Coupa é o canal para envio e recebimento de cotações (RFps, RFQs, RFIs). O acesso à ferramenta é feito através de um link informado no email de convite a cada novo processo de cotação.
O que é COUPA
Coupa é uma ferramenta cloud que está sendo utilizada pela Braskem para os processos de compras, como por exemplo: processo de solicitação de proposta – RFP, solicitação de informação – RFI e solicitação de cotação – RFQ.
A ferramenta realiza a gestão do relacionamento e interação com o fornecedor. Com isso, todos as novas cotações com o time de suprimentos da Braskem ocorrerão dentro do Coupa.
O fornecedor consegue realizar no Coupa os aceites e recusas dos eventos que ele foi convidado a participar, não havendo mais trocas de e-mails.
No Coupa fica disponível todo o histórico de compartilhamento de documentação e informações dos eventos de Suprimentos.
O fornecedor poderá se comunicar diretamente com o comprador por meio do chat do Coupa.
Como participar do evento de cotação
Para participar do evento de cotação, é preciso passar por 4 etapas:
– Receber o e-mail convite do Coupa
– Aceitar/declinar participar do evento
– Enviar/revisar suas respostas
– Aguardar a comunicação do resultado do evento
A partir de uma demanda da Braskem, os compradores cadastrarão no Coupa o evento para o sourcing. Cadastrado o evento, os possíveis fornecedores serão convidados para participarem recebendo no e-mail cadastrado o link com um convite.
Após abrir o e-mail, é preciso clicar em “Pretendo Participar” para notificar o comprador que você tem a intenção de responder o evento. Caso queira visualizar antes mais detalhes do evento para responder se aceitará ou declinará, é preciso clicar em “Visualizar Evento”.
Nos dois casos, o interessado será direcionado ao portal do Coupa.
Navegando pela página principal você poderá visualizar todas as informações e regras do evento.
Antes de inserir a resposta, é preciso ler e aceitar os Termos e Condições do evento. O interessado só poderá inserir uma resposta após o aceite de todos documentos anexados.
Após o aceite de todos os termos e condições, o botão “Inserir Resposta” será habilitado, possibilitando a inserção da resposta na aba “Minha Resposta”.
Na nova página que se abrirá, caso o comprador tenha anexado algum arquivo, você poderá fazer o download.
Também será nessa tela que o fornecedor poderá inserir o preço cheio para o item ou serviço, bem como receber mais detalhes dos mesmos.
Na aba “Minhas respostas” é possível visualizar e gerenciar todas as respostas.
Após encerramento do evento e análise do comprador, todos os fornecedores que aceitaram participar do evento receberão uma resposta por e-mail se ele foi contemplado ou não.