Categorias: Cascos Marítimos

Author

Genebra Seguros

Share

Quem tem uma lancha sabe o investimento que fez para adquirir este bem e, por isso, sabe que precisa proteger o seu patrimônio. E essa necessidade vale também para quem é proprietário de barco, iate e de veleiro. A melhor alternativa para proteger o patrimônio e quem você ama é o seguro náutico, nome dado ao seguro de embarcações e que tem cobertura em todo território nacional.

Infelizmente, somente uma pequena parcela das embarcações brasileiras contam com um seguro náutico, seja porque o proprietário da embarcação desconhece essa categoria de seguro ou, ainda, porque acredita que, como a embarcação é usada menos, as chances de acidente são menores – diferente do automóvel, que é usado diariamente. Porém, vale lembrar que nem sempre a embarcação precisa estar “em uso” para que ocorra um sinistro – um temporal já pode causar danos que joguem fora o investimento de anos do proprietário.

Entre os sinistros mais comuns que ocorrem com embarcações, destacam-se os naufrágios, que de modo geral ocorrem pela imperícia do piloto, falta de manutenção ou intempéries marítimas. Na sequência, vem o registro de princípios de incêndio, que normalmente tem como causa o mal uso de equipamentos eletrônicos à bordo. Também são sinistros bastante comuns problemas nos motores, avarias parciais causadas por colisões em bancos de areia, lajes, pedras e, claro, em outras embarcações.

Tal qual o seguro automotivo, por exemplo, o seguro náutico é uma proteção da embarcação e dos passageiros e pode ser contratado para proteção de barcos de lazer, incluindo lanchas, iates, veleiros e também jet skis. O  seguro náutico permite a você navegar com tranquilidade, sentindo-se totalmente protegido e aproveitando os passeios.

Como desde abril de 2016 o Seguro Obrigatório para Embarcações (DPEM), instituído pela Lei nº 8.374/1991, deixou de ser cobrado nas fiscalizações e na emissão do Termo de Vistoria ou Certificado de Regularização do barco, a contratação de um seguro náutico particular, feita diretamente pelo proprietário, se mostra como a melhor opção para garantir mais segurança do patrimônio.

Quanto custa um Seguro de Lancha?

Independente do veículo náutico – pode ser lancha, iate, veleiro, um pequeno barco ou um jet ski – o seguro náutico custará entre 0,04% e 2% do valor da embarcação. A variação se dá pelos acessórios do veículo, o histórico de sinistros do segurado e o local onde ele navega.

Na hora de estipular o valor de uma apólice de seguro náutico, as seguradoras levam em conta:

  • tipo e valor da embarcação;
  • especificações da embarcação, como o comprimento, o ano de construção, a propulsão e o material do casco;
  • o local de guarda (se ele fica em uma marina, garagem etc);
  • a área de navegação.

O que o seguro náutico cobre?

O seguro náutico pode ser contratado para barco, lancha, iates, jet ski, veleiros e qualquer outro tipo de embarcação. Em relação à cobertura, o seguro náutico pode cobrir praticamente tudo, desde roubo até o transporte terrestre. 

De modo geral, as seguradoras oferecem uma cobertura básica, que pode incluir perda total ou parcial, assistência 24 horas, roubo ou furto e perímetro de navegação nacional. 

Entre as possibilidades de cobertura do seguro náutico, podemos destacar:

  • roubo ou furto da embarcação e/ou de equipamentos fixos e/ou não fixos;
  • abalroamento (colisão com outro obstáculo);
  • acidentes (na retirada e colocação na água e/ou no abastecimento da embarcação);
  • transporte terrestre da embarcação;
  • explosões;
  • Responsabilidade Civil (RC) do proprietário, cobrindo danos materiais e corporais;
  • DPEM, cobrindo morte, invalidez permanente e despesas de assistência médica e suplementares – danos pessoais causados às pessoas embarcadas e transportadas;
  • extensão de limite de navegação;
  • cobertura especial para participação em competições. 

É importante que o seguro náutico especifique a cobertura do casco, motor e rabeta do motor, pois há sinistros em que a colisão afeta apenas a rabeta, por exemplo, e se ela não tiver cobertura, o seguro não poderá ser usado para a manutenção.

Também é fundamental que o seguro náutico contratado tenha cobertura para remoção de destroços, sejam eles do casco do segurado ou de embarcações de terceiros. Esse item é importante porque, caso haja um acidente grave e a embarcação envolvida afunde, a remoção dos destroços é responsabilidade do proprietário, segundo exigência da Marinha. E se o seguro náutico não cobrir essa remoção, o proprietário pode ter uma despesa extra de 20 a 40 mil reais com essa operação.

O que o seguro náutico não cobre?

Assim como acontece em seguros automotivos, por exemplo, há uma série de itens e eventos que não são cobertos pela seguradora, entre eles:

  • alterações nas características originais da embarcação;
  • defeitos de construção;
  • falta de equipamento de segurança obrigatório e de condições de navegabilidade;
  • danos ocasionados por pessoa não habilitada.

 

Lembramos que o tipo de seguro náutico também depende da finalidade da utilização da embarcação. Quem usa seu barco para transportar passageiros ou aluguel precisa contratar um seguro específico para uso comercial. Já quem participa de atividades competitivas precisa deixar a seguradora informada, pois corre o risco de não estar coberto no dia do evento.

Contrate um seguro náutico e curta sua embarcação sem receios

Quem opta pela contratação de um seguro náutico não só garante mais tranquilidade para os seus momentos de lazer, como também se protege de possíveis prejuízos. É importante iniciar a negociação com a seguradora sabendo quais os principais pontos que você precisa dar mais atenção, quais suas responsabilidades e necessidades enquanto proprietário de uma embarcação.

Agora você já sabe o que deve levar em consideração na hora de escolher o seu seguro náutico. Se tiver alguma dúvida, não se sentir com segurança para tratar diretamente com a seguradora e quer saber quais as melhores opções disponíveis no mercado, entre em contato com a equipe da Genebra Seguros

Entre em contato com a Genebra Seguros pelo telefone (51) 3237-7210 ou pelo e-mail genebra@genebraseguros.com.br e agende uma reunião com um dos profissionais da nossa equipe, que é altamente qualificada e poderá indicar as melhores opções do mercado e garantir a você a melhor cobertura de seguro de cascos marítimos.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.