Author
Genebra Seguros
Share
Começar um negócio do zero é uma missão complicada, muitas vezes desafiadora, porém nunca impossível. Seja qual ramo você escolha para iniciar sua vida empreendedora, sempre encontrará obstáculos e essa dificuldade encontrada no começo poderá vir a ser uma das suas maiores virtudes para fazer o negócio vingar. Com as padarias não é diferente, e por isso, nós estamos aqui para não só facilitar, mas também orientar o que ninguém (ou quase ninguém) te alerta: os riscos que uma padaria enfrenta do momento que as portas se abrem, até depois do fim do expediente.
As “padocas” são parte importante do cotidiano do brasileiro, e dependendo do ponto escolhido para iniciar a sua, pode ser um verdadeiro ponto de encontro para aquele famoso cafezinho do início do dia, até o do final da noite. Por conta disso, a cada ano que passa as padarias se tornam a preferência de empresários de todos os tamanhos.
São mais de 60 mil estabelecimentos no Brasil, que enfrentam oscilações econômicas e a concorrência das grandes redes de supermercado e agora até franquias de padarias. A maioria são micro e pequenas empresas, segundo o Estudo de Tendências Perspectivas para a Panificação e Confeitaria 2009/2017 divulgado pelo SEBRAE. Segundo o mesmo, São Paulo é o estado que mais possui padarias. São 12.764 estabelecimentos.
Claro que além de todas as questões técnicas relacionadas a Receita Federal, Junta Comercial, alvarás e etc, você precisará se atentar a algumas coisas bem importantes que dificilmente alguém virá te contar:
- Estabeleça uma rotina de limpeza do seu sistema de exaustão e/ou coifas para eliminar o acúmulo de gorduras, evitando incêndios;
- Tenha tomadas com disjuntores diferenciais (protegidos) em pias ou áreas molhadas;
- Mantenha um espaço livre para as saídas de emergência de acordo com o requerido pelo corpo de bombeiros local;
- Caso possua equipamentos que geram vapores de gordura, grelhas e fritadeiras- sugere-se que eles sejam protegidos por um sistema de extinção de incêndio automático;
- Os extintores de incêndio devem ser devidamente dimensionados e distribuídos de acordo com a classe do risco.
Fonte: Travelers Seguradora