Author

Genebra Seguros

Share

blank

O aumento do número de processos contra médicos nos últimos anos gerou um crescimento na procura por seguro de responsabilidade civil para profissionais da saúde. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2017 – último levantamento – foram pelo menos 26 mil ações desse tipo no País.

Com os processos, médicos e profissionais da saúde sofrem consequências importantes, além de prejuízos financeiros bastante expressivos. “O custo para se defender de ações judiciais é grande. Além do valor a ser pago para o advogado e as despesas com o processo, em decisões favoráveis ao paciente, ainda é preciso arcar com a indenização, que normalmente é uma quantia alta e atrapalha a saúde financeira desses profissionais”, ressalta Renê Augusto Lima, especialista em seguros na Genebra Seguros.

A função do seguro é diminuir os impactos financeiros de possíveis demandas judiciais movidas por pacientes ou seus familiares. O serviço funciona com o pagamento de apólices por médicos, dentistas e enfermeiros que, caso se tornem réus em ações relacionadas ao exercício da profissão, tem a cobertura dos custos que envolvem todo o processo.

“O seguro de responsabilidade civil garante todos os valores necessários para a defesa do profissional, como honorários de advogados, custas judiciais, depósitos recursais, fiança criminal, contratação de peritos, indenização e demais despesas, mas sempre limitado à cobertura do plano contratado”, explica Lima.

É importante reforçar que os erros médicos (caracterizados como imprudência ou negligência) são raros e a maior parte dos problemas são provenientes da estrutura e dos recursos, que costumam ser precários e limitados. As más condições para atendimento e a grande quantidade de pacientes em um curto espaço de tempo, assim como a jornada de trabalho exaustiva, são fatores que também prejudicam o exercício de profissionais da saúde.

“Mesmo que os problemas estejam relacionados ao ambiente e condições de trabalho, é natural que o paciente acabe culpando o profissional por eventuais falhas. Por isso é importante ter um seguro de responsabilidade civil, pois essas demandas são cada vez mais comuns na rotina de quem trabalha com saúde de forma geral”.

Para se ter ideia, nos Estados Unidos, um médico recém-formado só passa a atender se tiver uma apólice. O Brasil está próximo de atingir os números de processos dos norte-americanos, mas essa obrigatoriedade não é uma realidade em território nacional. O seguro ainda é uma medida preventiva, que deve partir do profissional.

“Recentemente nós fechamos um convênio com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), o que reafirma a importância da proteção. Essa decisão evita os altos custos que tais demandas costumam gerar”. comenta o especialista da Genebra Seguros.

Os ambientes que mais exigem um seguro são hospitais e laboratórios, seguidos de clínicas e operadoras de saúde. Quanto às especialidades médicas mais demandadas são ginecologia e obstetrícia, traumato-ortopedia e cirurgia plástica.

Sediada em Porto Alegre, a Genebra Seguros oferece diferentes tipos de seguros, sendo o de responsabilidade civil de maior abrangência, com coberturas para profissionais autônomos como médicos, advogados, engenheiros, contadores, entre outros profissionais.

A corretora atende em todo território nacional demandas focadas no mercado corporativo. Em parceria com as melhores seguradoras do País e do exterior, trabalhamos as linhas financeiras de seguro garantia de diferentes ramos, assim como seguros patrimoniais, pessoais e de veículos. Se quiser saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato pelo telefone (51) 3237-7210 ou pelo e-mail: seguros@genebraseguros.com.br.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.