Author
William Anthony
Share
Descubra a importância dos seguros para fonoaudiólogos na garantia do exercício profissional, renda e patrimônio
Fonoaudiólogos são especialistas na saúde da comunicação humana. Trata-se de uma área com atuação diversificada, incluindo desde a terapia da fala até a audiologia. Com o crescente aumento da judicialização contra profissionais da saúde, esses profissionais estão expostos a diversos riscos para suas finanças, carreira e patrimônio.
Nesse sentido, fica evidenciada a importância da contratação de seguros específicos para garantir a proteção desses especialistas em diversos aspectos.
Seguro de Responsabilidade Civil Profissional
Um dos mais relevantes para quem atua como fonoaudiólogo é o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional. Este instrumento oferece cobertura em casos de processos judiciais ou indenizações por danos causados a pacientes em casos de erros, omissões ou negligência.
O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional cobre despesas com honorários advocatícios e demais custos judiciais, por exemplo. Trata-se de um verdadeiro aliado para preservação da reputação do fonoaudiólogo por oferecer suporte em casos de difamação ou danos à imagem.
Outras proteções para fonoaudiólogos
Outras coberturas securitárias também são relevantes para profissionais que atuam com a fonoaudiologia. O Seguro Patrimonial, por exemplo, visa assegurar os bens do profissional, como seu consultório, equipamentos e materiais de trabalho contra danos causados por incêndios ou roubos.
Contar com a proteção dos seguros torna-se fundamental para garantir a continuidade das atividades profissionais mesmo após o acontecimento de um sinistro.
Além disso, não menos relevante, existe o Seguro de Vida. Este tipo de contrato protege a família e os entes queridos do fonoaudiólogo em caso de falecimento, mas também pode ser utilizado em vida através das coberturas adicionais para doenças graves, por exemplo.
O profissional que atua como fonoaudiólogo também pode assegurar sua renda em caso de incapacidades temporárias ou permanentes para trabalhar. Este dispositivo é útil tanto em casos de doença como acidentes. É possível incluir, ainda, despesas médicas e custos de possíveis tratamentos necessários para recuperação.