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Genebra Seguros

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Quem está pensando em fazer a contratação de um seguro precisa ficar atento aos quesitos que serão avaliados pela seguradora para saber se seus dados e cadastros estarão aptos para a aquisição da apólice. Mesmo que todo o processo de adesão seja acompanhado pela seguradora, é imprescindível saber antecipadamente o que será avaliado, para conseguir aprovar a cotação o quanto antes e, assim, evitar ficar desamparado.

Esta medida pode ser considerada como uma garantia para quem busca a proteção de um seguro, pois ter o seguro recusado é uma situação mais comum do que tanto os contratantes quanto as seguradoras e corretoras gostariam.  Esta situação é comum, principalmente quando se fala de Seguro Auto, que leva em consideração as condições de cadastro do motorista, usuários e do veículo, o que nos indica diversas possibilidades para que uma recusa ocorra.

Esses são alguns dos motivos que podem levar a seguradora a recusar o Seguro Auto. A melhor maneira de evitar esses problemas é manter a documentação em dia, a estrutura do carro original e as boas condições do seu veículo, e manter a transparência na relação com a seguradora. Sempre avalie antecipadamente sua documentação e toda informação relevante na avaliação do Seguro Auto. E conte conosco para a melhor solução de cobertura na hora de garantir a segurança do seu veículo. 

Se você ficou com alguma dúvida a Genebra Seguros tem atuação nacional e oferece o Seguro Auto. Entre em contato pelo telefone (51) 3237-7210 ou pelo e-mail seguros@genebraseguros.com.br. Agende uma conversa com um dos profissionais da nossa equipe, que é altamente qualificada e poderá indicar as melhores soluções e orientá-lo no processo.

Como ocorre a recusa do seguro pela seguradora?

A cotação de Seguro Auto é repleta de detalhes, condições especiais e nomenclaturas específicas e técnicas, tanto sobre os seguros quanto em relação aos automóveis. Desta forma, é preciso fazer uma avaliação atenta de todos os itens solicitados na cotação, para ter certeza de que está contemplando todos os itens que serão necessários para o seu uso, assim como para entender se não há nada que foi adicionado e pode ser dispensado pois não se aplica ao seu caso.

No momento da cotação de um Seguro Auto, são informados uma série de dados pessoais, sobre o veículo e sobre a rotina com o carro, dados que são essenciais para que seja escolhida a melhor cobertura possível. Após o retorno dos valores da cotação, o proprietário deve encaminhar toda a documentação para dar entrada no processo de análise da proposta pela seguradora, que terá o período de 15 dias, assegurado por lei, para informar se a proposta do seguro será ou não aceita.

Ao informar se irá ou não aceitar a proposta, a seguradora precisa justificar a recusa de uma apólice também nesse período de 15 dias, sempre em um documento formal e detalhado.

O que fazer em caso de recusa pela seguradora?

A seguradora se reserva ao direito de negar o seguro ao proprietário do veículo, mas não pode fazê-lo informar os motivos. Dependendo da causa da recusa, é possível ao contratante corrigir os dados e informações que ocasionaram a resposta negativa e enviar novamente a proposta na mesma seguradora. Neste caso, o período de 15 dias que a seguradora possui para a análise recomeça a contagem, voltando a ser contado a partir da entrega da documentação solicitada. 

Em caso de proposta de seguro negada, há a possibilidade de procurar outra seguradora para o envio da proposta. Como os requisitos que são avaliados numa contratação de Seguro Auto variam de seguradora para seguradora, existe a possibilidade de o mesmo seguro ser negado em uma seguradora e aceito em outra, que aceita os riscos que a anterior recusou. 

Apesar dessas situações de recusa levarem um tempo a mais do que o normal para possibilitar a assistência do veículo, não é o objetivo das seguradoras deixar os proprietários desassistidos. Para tanto, existe a possibilidade de adquirir um Seguro Auto temporário ao proprietário do veículo, que terá validade durante o tempo de análise da proposta. Desta forma, ele possui uma vigência limitada e pode cobrir os sinistros listados na apólice.

Quais os motivos que levam à recusa do Seguro Auto pela seguradora?

Não existem normas que regulamentem os requisitos que são avaliados numa contratação de Seguro Auto, portanto, eles variam de seguradora para seguradora. Quando a avaliação é feita para um veículo zero quilômetros, por exemplo, é difícil que a recusa ocorra, já que o veículo não terá avarias e possui a documentação em ordem. Entretanto, o veículo não é o único requisito avaliado. 

Confira os motivos mais comuns para que o Seguro Auto seja recusado pela seguradora:

Carro antigo ou fora de linha: Um dos motivos para a recusa do seguro são os carros antigos ou que simplesmente não são mais fabricados. A seguradora considera que carros antigos possuem mais chances de sinistro, e que, se houver, haverá dificuldade para encontrar peças novas originais em caso de sinistro, tornando a manutenção muito cara e complicada.

Condições do veículo e problemas na vistoria: Veículos que tiveram problemas na vistoria também enfrentam dificuldades em ter o Seguro Auto aceito. Carros que já sofreram sinistro, foram recuperados, assim como carros de leilão, são exemplos de veículos que geralmente têm problemas na vistoria. É comum possuírem peças substituídas sem razão aparente, ou peças não originais e de má qualidade, sendo, desta forma, negados na vistoria.

Carro importado ou muito caro ou modificado: Veículos de valor muito elevado, importados ou modificados também figuram na lista de carros que possuem o Seguro Auto recusado. Assim como ocorre com veículos antigos ou que já saíram de linha, a dificuldade para encontrar e o valor elevado de peças originais tornam estes veículos pouco interessantes para as seguradoras. Além disso, em casos de roubo ou perda total, a indenização possui um valor muito alto. E estas características são desfavoráveis para a seguradora, ocasionando na recusa do Seguro.

Perfil do condutor: Outro motivo comum que leva à recusa do Seguro Auto é o perfil do condutor. Isto ocorre porque as seguradoras levam em conta os riscos relacionados e as estatísticas relacionadas à sinistros. Resumindo: para a seguradora não é interessante proteger indivíduos com grande chance de sinistro.

Os casos mais comuns de recusa relacionados aos condutores são problemas na documentação, como habilitação suspensa, alto índice de sinistro e o histórico de inadimplência. Processos administrativos ou judiciais por direção perigosa e/ou dirigir embriagado também são motivos comuns de recusa.

Outro motivo comum para recusa por perfil do condutor é a inexperiência, que é atrelada ao risco de sinistro. Há casos em que as seguradoras negam o Seguro Auto quando se trata de condutores homens, entre 18 e 24 anos, por estarem mais sujeitos a sinistros.

Informações incorretas: um motivo que costuma causar a negativa do seguro é a entrega incorreta de dados. Quando isso ocorre, existe a possibilidade de atualizar a documentação e corrigir as informações. No entanto, caso o erro tenha sido proposital, com intenção de ocultar ou mentir alguma informação, ele será recusado sumariamente, pois o risco de fraude é alto.

Problemas na apólice: Na hora de renovar o seguro, ou em caso de troca, a seguradora irá avaliar a experiência com o cliente segurado. Isto significa que, neste momento, será levada em consideração qualquer tipo de problema que tenha ocorrido, desde mudanças não informadas à seguradora até a inadimplência. Qualquer situação que tenha ocorrido e que envolva a utilização do carro deve ser informada à seguradora, como  a instalação de um alto-falante, qualquer tipo de modificação no carro, alteração de motorista, mudança de endereço residencial ou qualquer outra alteração precisa ser registrada e endossada na apólice para evitar problemas no futuro.

Comentários

4 Comments

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    Matheus Santos 30 de março de 2022 at 00:10 - Reply

    Depois que o seguro foi recuado quanto tempo leva para o nome ser aprovado novamente

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    Olaf 1 de dezembro de 2022 at 03:52 - Reply

    A seguradora Porto Seguro recusou-se a pagar o orçamento que a concessionária fez devido um acidente e aumentou o valor do orçamento para dar PT na motocicleta e não aceitei por não ter havido danos na estrutura da mesma. Com isso me pagaram um valor bem inferior porem consegui arrumar perfeitamente a motocicleta, perdendo o seguro que tinha feito com a mesma e agora não sei qual o motivo que está havendo recusa de outras seguradoras que alegam risco.
    Para mim é pura pilantragem da seguradora Porto Seguro que de alguma forma quer me prejudicar por eu não ter aceito a PT.

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      marketing 3 de janeiro de 2023 at 11:26 - Reply

      Olá Olaf,

      O seu caso é bem complexo, em geral, as seguradoras não aceitam que seja feito conserto sem a aprovação deles. Acredito que essa possa ter sido a origem do problema. Sugiro que você converse com o seu corretor, explique a situação para ele da maneira mais detalhada possível e peça para eles resolverem o assunto de forma administrativa, na seguradora.

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    Claudia vijar 8 de novembro de 2024 at 23:47 - Reply

    Gostaria de saber pedi para o seguro fazer uma vistoria para a segurar o carro na loja eu já sai com o carro com seguro. Pois retirei o carro da loja achando que estava com seguro…. No dia seguindo o corretor me falou que a seguradora recusou o seguro.
    Já estava andando com o Carol.
    Acho que o vistoriador pisou na bola.
    Agora estou com esse BO para reaolver

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