Author
Genebra Seguros
Share
Todas as camadas da sociedade , incluindo empresas e funcionários, devem fazer sua parte se quisermos interromper a propagação desta doença.
Esse artigo é uma tradução livre das orientações publicadas pela OMS em 03/03/2020. Para acessar o original, clique aqui.
Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de um novo coronavírus na província de Hubei, na China, como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A OMS informou que há um alto risco do novo coronavírus de 2019 (COVID-19) se espalhar para outros países ao redor do mundo.
A OMS e as autoridades de saúde pública de todo o Mundo estão tomando medidas para conter esse surto. No entanto, o sucesso a longo prazo não pode ser considerado uma certeza. Todas as camadas da sociedade -, incluindo empresas e funcionários -, devem fazer sua parte se quisermos interromper a propagação desta doença.
Como o COVID-19 se propaga
pessoas saudáveis podem contrair a doença ao inspirar gotículas oriundas de tosse ou expiração
Quando uma pessoa contaminada pelo COVID-19 tosse ou espirra, ela libera gotículas de líquido infectado. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos – como cadeiras, mesas ou telefones. Outras pessoas podem ser contaminadas pelo COVID-19 ao tocarem nessas superfícies ou objetos contaminados – e depois levarem as mãos aos seus olhos, narizes ou bocas. Se estiverem a menos de um metro de alguém contaminado pelo COVID-19, pessoas saudáveis podem contrair a doença ao inspirar gotículas oriundas de tosse ou expiração. Em outras palavras, o COVID-19 se espalha de maneira semelhante à gripe.
A maioria das pessoas infectadas com o COVID-19 apresenta sintomas leves e conseguem se recuperar. Porém, algumas apresentam sintomas mais graves que podem exigir cuidados hospitalares. O risco de sintomas mais graves aumenta com a idade: pessoas com mais de 40 anos podem ser mais vulneráveis do que aquelas abaixo desta idade. Pessoas com sistema imunológico enfraquecido e com doenças como diabetes, problemas cardíacos e pulmonares também são mais vulneráveis e podem apresentar sintomas mais severos.
1. Maneiras simples de prevenir a propagação do COVID-19 no seu local de trabalho
Empresários podem agir para reduzir os dias úteis perdidos devido a doenças
A seguir listamos medidas de baixo custo que ajudarão a evitar a propagação de doenças em seu local de trabalho, como resfriados, gripes e infecções intestinais. Desta forma será possível proteger seus clientes, contratados e funcionários.
Os empresários devem começar a fazer isso agora, mesmo que o COVID-19 não tenha chegado à região onde operam. Empresários podem agir para reduzir os dias úteis perdidos devido a doenças, além de interromper ou diminuir a propagação do COVID-19, caso chegue a um dos seus locais de trabalho.
2. Como gerenciar os riscos do COVID-19 ao organizar reuniões & eventos
Cerca de 1 em cada 5 pessoas que contraem o COVID-19 precisa de tratamento hospitalar.
Por que empresários e organizadores de eventos precisam se preocupar com o COVID-19?
Os organizadores de reuniões e eventos precisam pensar no risco potencial do COVID-19 porque:
Considerações importantes para prevenir ou reduzir os riscos do COVID-19 ANTES de reuniões ou eventos
DURANTE a reunião ou evento
APÓS a reunião
3. Questões a considerar quando você e seus funcionários viajam
Antes de viajar
Durante a viagem
Quando você ou seus funcionários retornarem da viagem:
4. Como organizar seu local de trabalho, caso o COVID-19 chegue à sua região
Desenvolva um plano de contingência e continuidade de negócios
Promova o teletrabalho regular em sua organização.
Desenvolva um plano de ações caso alguém fique doente com suspeita de COVID-19 em um dos seus locais de trabalho.
Promova o teletrabalho regular em sua organização. Se houver um surto de COVID-19 em sua comunidade, as autoridades de saúde podem aconselhar as pessoas a evitarem o transporte público e lugares de aglomeração. O teletrabalho ajudará sua empresa a continuar operando enquanto seus funcionários permanecem seguros.
Desenvolva um plano de contingência e continuidade de negócios caso haja um surto nas regiões onde sua empresa opera.
Lembre-se:
Agora é a hora de se preparar para o COVID-19. Precauções e planejamento simples podem fazer uma grande diferença. A ação agora ajudará a proteger seus funcionários e seus negócios.
Como se manter informado:
Encontre as informações mais recentes da OMS acerca das regiões onde o COVID-19 está se espalhando: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports