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Genebra Seguros
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A cada dia, o setor varejista aprende a vender seguro e busca usar os benefícios que a rentabilidade pode trazer para o setor que tem margens apertadas e grande concorrência. Ao ofertar o serviço de assistência, por exemplo, pode ajudar a fidelizar o cliente.
Grandes companhias como Assurant Seguradora, Zurich Brasil e Axa usam redes varejistas para distribuir produtos de seguros e assistência. A rede Magazine Luiza tem seguradora própria, Luizaseg, e, em parceria com o BNP Paribas Cardif, comercializa um seguro de proteção financeira.
O seguro massificado, vendido em redes varejistas e financeiras, tem como principal característica, a facilidade de contratação, sem muitas burocracias e com preço acessível e compatível ao produto, o seguro massificado oferece soluções completas, proporcionando tranquilidade e segurança no dia a dia do consumidor.
É um modelo que atende a venda em larga escala. Ele pode até servir como primeira experiência de muitas pessoas com o produto seguro. Dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apontam que nos últimos dez anos, o mercado de seguros massificados, que engloba, por exemplo, residencial, viagem, prestamista e outros, teve uma taxa de crescimento acima da média. Com 70% das PMEs e 85% das residências sem seguro.
Em fevereiro de 2021, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia responsável pela fiscalização do setor, alterou as regras para seguros massificados estabelecendo regras de funcionamento e critérios para operação das coberturas dos seguros de danos, acabando, na prática, com os planos padronizados.
Entre as orientações, está a que estabelece a responsabilidade das seguradoras – direta ou indiretamente – pelas informações e serviços prestados por seus intermediários e todos aqueles que comercializarem seus produtos.
Para proteger o consumidor, a Susep determinou ainda que as peças promocionais e de publicidade devem ser divulgadas sob supervisão da seguradora, respeitadas rigorosamente as condições contratuais e a
regulamentação de práticas de conduta no que se refere ao relacionamento com o cliente.
Proteger o consumidor
Uma medida que tem como objetivo proteger o consumidor é que o nome fantasia dos planos de seguros comercializados, se utilizado, não deverá induzir os segurados em erro quanto à abrangência das coberturas oferecidas.
A venda de seguros massificados pode ser uma boa alternativa para o corretor de seguros que pode investir nessa área, trabalhando em conjunto com as seguradoras tanto para melhorar os produtos quanto para melhorar a comunicação com o cliente e o diálogo com os órgãos de defesa do consumidor.
Destaque
Entre as características dos seguros massificados estão a oferta de uma cobertura simples, mas que faz diferença na vida de quem o possui; a venda em larga escala e o baixo custo em comparação aos seguros comuns.
Os seguros massificados costumam proteger, por exemplo, contra perda de renda para trabalhadores CLT, Autônomos e Profissionais Liberais, e pode ser oferecida por bancos, financeiras, emissores de cartões de crédito, por exemplo.
Possibilidades
Outra possibilidade, e que está entre as mais recentes, é a proteção contra transações feitas sob coação, oferecida junto a emissores de cartões de crédito.
Uma das formas mais conhecidas de seguro massificado é a garantia estendida para eletroeletrônicos e veículos, talvez a mais popular, para quem efetua esse tipo de compra nas lojas de grandes redes.
Além dela, há ainda a opção de seguros e assistência residencial com cobertura para reparações elétricas e hidráulicas.
A modalidade tem crescido – sobretudo desde o início da pandemia – porque muitas pessoas passaram a perceber a importância da proteção. Muitas circunstâncias mostram como o seguro é importante para proteger um bem, mas nem sempre é possível arcar com os valores totais de um seguro tradicional e, nesse cenário, o seguro massificado ganha importância não só porque é mais em conta, mas porque são mais simples
no funcionamento e na contratação já que podem ser adquiridos sem maiores dificuldades nas redes de varejo o que garante ao consumidor uma boa relação de custo-benefício e a tranquilidade esperada
Vantagens
Para o consumidor, uma das vantagens, sem dúvida é a economia. E é simples de entender à medida que os preços menores são obtidos porque são focados em grandes grupos o que faz com que os custos sejam efetivamente divididos entre um maior número de segurados, o que contribui para a redução do valor ao consumidor sem prejudicar a cobertura.
Outro aspecto que precisa ser destacado é que o fato de o preço ser menor não significa que será oferecida uma menor proteção: tudo o que estiver descrito na apólice deve ser respeitado, o que vai garantir ao segurado a assistência que, por ventura, ele vier a precisar durante a cobertura prevista.
Os seguros massificados no Brasil são uma tendência que veio para ficar. Então é essencial conhecê-los para tirar o melhor proveito dessa outra opção disponível no mercado e aproveitar a tranquilidade de proteção oferecida.
Excelente reportagem. Sou da EQ Seguros, uma seguradora legitimamente Goiania, temos vários cases de sucesso de massificados, rodando muito bem. Nosso API de integração e fácil e rápido de implantar, para colocar nossos produtos nas prateleiras, e gerar faturamento constante.