Author
Genebra Seguros
Share
Entenda o funcionamento do seguro de automóveis de luxo, diferenças para o seguro auto comum e quais fatores influenciam seu custo.
Recentemente, viralizou a notícia de que na Califórnia, EUA, quatro homens foram presos por fraude de seguro. Eles afirmavam que seus carros haviam sido atacados por ursos e reclamavam o prêmio. Uma seguradora recebeu um vídeo em que um urso entraria num carro e o destruía.
Em síntese, a história trata-se de três homens que alegaram que um urso havia atacado seus respectivos carros de luxo, incluindo um Rolls-Royce e dois Mercedes. Um deles enviou à seguradora um vídeo em que mostrava o que supostamente seria um urso destruindo um carro. No entanto, uma análise revelou que se tratava de um homem fantasiado de urso. O esquema envolveu três seguradoras diferentes e gerou um prejuízo de mais de 800 mil reais. Descobriu-se a fraude após investigações que incluíram a apreensão da fantasia na casa de um dos suspeitos.
O valor do prêmio de um veículo de luxo é muito mais elevado do que de outros tipos de automóveis. Isso se dá devido ao alto valor de mercado e ao custo elevado de reparo ou reposição do automóvel. Estima-se que essa tenha sido a motivação da fraude do caso em questão.
O que é considerado um veículo de luxo?
Considera-se um carro como sendo de luxo se ele tem determinadas características que o diferenciam dos demais, tais como: design sofisticado, tecnologia avançada, alto desempenho, conforto excepcional e materiais de alta qualidade.
Um design sofisticado é formado por inovações estéticas, personalizações e modelagens únicas. Funções como direção autônoma, telas sensíveis ao toque, alta segurança e sistemas de entretenimento avançados compõem são essenciais numa tecnologia avançada. Já o alto desempenho de um carro forma-se por motores potentes, uma direção precisa, suspensão aprimorada e outros.
Como funciona o seguro de automóveis de luxo?
Apesar de fazer parte da linha Seguro Auto, por suas diversas particularidades e alto valor, os automóveis de luxo são geralmente recusados por seguradoras de varejo. Contudo, as coberturas básicas são as mesmas.
As coberturas abrangem dois casos: danos causados ao próprio carro e danos causados a pessoas. Contextos de acidentes envolvendo colisão, incêndio, roubo, furto ou alagamento causam danos diretamente ao carro, podendo acarretar indenização integral ou parcial, a depender do limite e do acordado na apólice. É possível contratar também uma cobertura específica para vidros, que cobre danos causados especificamente a lanternas, faróis e retrovisores. No caso de haver vítimas, há ainda coberturas relativas a acidentes que causaram danos materiais ou corporais a terceiros.
Quanto custa o seguro de carro de luxo?
Não existe um valor pronto e estabelecido, uma vez que inúmeras questões contribuem para a quantia final da apólice. Porém, há três fatores principais que influenciam seu preço final: o custo de manutenção do veículo, a frequência de utilização e o valor da franquia. O fato de jovens tenderem a sofrer acidentes de trânsito com uma frequência maior pode levar o fator idade a também influenciar o valor final.
O valor do prêmio, de mesmo modo, pode variar amplamente. Além do modelo do veículo, a localização, o histórico de sinistros do segurado, perfil do motorista – assim como idade e tempo de habilitação – também influenciam. As coberturas contratadas compõem um dos fatores que mais fazem a diferença, tanto no valor a ser pago pela apólice quanto no valor a ser recebido como prêmio.
Para fazer uma cotação gratuita, basta clicar aqui.