Author

William Anthony

Share

Seguro de Carga se apresenta como aliado para redução de prejuízos financeiros e proteção patrimonial durante o transporte de bens

Cresceu 4,8% o roubo de cargas no Brasil em 2023, com mais de 17 mil casos registrados. Quase 90% dos casos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, de acordo com o Centro de Inteligência da Overhaul. Nesse sentido, o Seguro de Carga se apresenta como fundamental para a mitigação de prejuízos financeiros e proteção dos bens durante o transporte.

O que é o Seguro de Carga?

Útil até mesmo em mudanças de residência ou escritório e empresas de delivery ou entregas, essa modalidade de seguro visa proteger mercadorias em trânsito. O Seguro de Carga cobre desde o momento em que os bens são despachados até a sua entrega no destino final. Entre as principais coberturas estão roubo, furto, acidentes, avarias e até mesmo eventos naturais que possam danificar a carga.

A cobertura mais básica protege contra eventos como colisões, capotamentos e incêndios. Já na cobertura ampla, além dos benefícios da cobertura básica, existe a proteção contra roubo e furto qualificado. Além disso, pode-se incluir riscos adicionais, como danos causados por condições climáticas extremas. Cabe ponderar que este tipo de proteção também pode ser utilizado para transporte de cargas aéreas, ferroviárias e marítimas.

Contratação obrigatória por transportadores

Recentemente, a Lei nº 14.599 determinou que a contratação do Seguro de Carga passou a ser obrigatória para transportadores. Por isso, quem trabalha neste segmento precisa possuir a cobertura de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C). Nesta modalidade, existe a cobertura por danos aos itens transportados em casos de capotamento, explosão, incêndio, tombamento ou colisões, por exemplo.

Além disso, também possui caráter obrigatório a cobertura de Responsabilidade Civil do Veículo (RC-V). Neste caso, a cobertura engloba danos físicos e materiais contra terceiros.

Por fim, para casos de furtos, roubos ou estelionato, existe o Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga (RC-DC). Contamos todos os detalhes sobre as mudanças normativas aqui no blog da Genebra Seguros.

Importância e benefícios do Seguro de Carga

Além da proteção financeira, o Seguro de Carga garante a segurança das mercadorias e até mesmo do prestador de serviços durante o transporte. Tal medida demonstra-se como vital para a boa continuidade dos negócios. Ademais, as seguradoras têm times especializados em auxiliar empresas do ramo na gestão e mitigação de riscos, evitando rotas perigosas e com maior índice de atividades criminosas.

Outro ponto interessante do Seguro de Carga possui relação com o rastreamento da carga. Uma medida eficaz tem sido a inclusão de “iscas” para monitorar a carga, o que ocasiona em sua recuperação em grande parte das situações de sinistro.

Possuir o Seguro de Carga garante que empresas do segmento de transportes estarão em compliance com as exigências regulatórias e contratuais, o que oferece diferencial competitivo no mercado. Outros benefícios têm relação com a redução de prejuízos, aumento da credibilidade diante dos clientes e também a tranquilidade em saber que a carga está protegida contra diversos tipos de riscos.

Como escolher bem o Seguro de Carga

Na hora de escolher um Seguro de Carga, recomenda-se a consultoria de uma corretora de seguros especializada neste tipo de solução.

Ademais, cabe considerar o histórico e a reputação da seguradora neste tipo de segmento. Também recomenda-se uma revisão constante nas apólices de seguro, lendo atentamente todas as coberturas e procedimentos excluídos.

Nesse sentido, a Genebra Seguros possui expertise na avaliação de riscos. A corretora de seguros auxilia na determinação das coberturas essenciais conforme a operação e na comparação do melhor custo-benefício diante das opções oferecidas pelo mercado segurador.

Essa cobertura demonstra-se indispensável e representa um investimento em segurança. Pode-se, ainda, complementar as ações para mitigação do risco, como a utilização de escolta e até mesmo drones para acompanhar viagens da carga, por exemplo.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    William Anthony

    blank
    William Anthony é jornalista especializado no mercado de seguros, com atuação em diversas publicações especialmente voltadas ao segmento. Com experiência na condução e produção de programas para rádio, televisão e internet, o profissional é fundador do portal de notícias Universo do Seguro.