Particularidades do Seguro
Perguntas Frequentes
Em geral, sim, vale a pena contratar seguro de frota. O seguro de casco chega a ser 30% mais barato que a contratação do seguro auto individual. No entanto, dependendo do tamanho da frota e do tipo de veículo que compõem a frota poderá ser mais vantajoso contratar algumas coberturas e não outras.
Caso a sua frota seja pequena, ou média, sempre valerá a pena contratar o seguro completo, com cobertura para o casco e para terceiros.
Caso a sua frota tenha mais de 100 veículos, você poderá optar por contratar apenas a cobertura para casco a segundo risco. Nesses casos você estará coberto caso o dano afete diversos veículos ao mesmo tempo (caso ocorra um incêndio no estacionamento, por exemplo). Esse seguro é consideravelmente mais barato do que o seguro de casco a primeiro risco, mas possui uma franquia bem maior, valendo a pena para grandes frotas, que por seu tamanho conseguem mitigar o impacto causado por sinistros em veículos individuais.
Independentemente do tamanho da frota, sempre vale a pena contratar o seguro contra terceiros, isso porque os danos potenciais a terceiros decorrentes de um sinistro são ilimitados. Um veículo avaliado em R$50.000 pode causar um dano superior a R$1.000.000 dependendo do acidente causado, por isso é muito importante contratar o seguro para terceiros, independentemente do tamanho da frota.
É o seguro de frota que contempla os veículos de uma família. Caso a sua família possua mais de três veículos, vocês poderão constituir uma frota e economizar no seguro. Não é necessário que todos os veículos pertençam ao mesmo dono e a frota pode incluir não apenas automóveis, mas também caminhões e motocicletas.
Para fazer o seguro frota é muito fácil. Para realizar a cotação do seguro, é necessário encaminhar os dados dos veículos que farão parte da frota (placa, modelo, ano, quilometragem rodada, utilização, dados do condutor, bônus do veículo, etc).
Caso você tenha diversos veículos que já possuam o seguro auto individual, o mais recomendado é iniciar a frota com dois veículos e ir incluindo novos veículos à medida que os seguros individuais forem vencendo. Dessa forma você garante maior economia, porque não será necessário realizar o cancelamento das apólices de seguro vigentes.
Sim, seguro de frota é mais barato do que o seguro auto contratado individualmente. A diferença de preços costuma variar entre 10% e 30%, quando comparado com o seguro auto.
Geralmente sim, seguro de frota é mais barato porque as frotas apresentam maior diversificação de riscos. Para a seguradora é mais improvável que ocorra sinistro em todos os veículos ao mesmo tempo, diluindo o risco do seguro. Seguro de frotas também possui menor incidência de fraude, resultando em um preço menor.
O seguro frota funciona de maneira muito similar ao seguro auto, a diferença é que o seguro de frotas protege mais de um veículo ao mesmo tempo.
O seguro frota pode ser contratado por pessoas físicas, ou jurídicas e deve conter ao menos dois veículos, cada um dos veículos que forem incluídos no seguro possuirá suas coberturas individualizadas, bem como classe de bônus individualizada. A qualquer momento poderão ser adicionados, ou removidos veículos da apólice de seguro, de forma que é possível iniciar a frota com apenas dois veículos e depois ir adicionando novos veículos.
Podem ser incluídos na frota veículos leves, veículos pesados e motocicletas.