Author

William Anthony

Share

Conheça as principais recomendações para proteção de atletas, treinadores e demais agentes dos esportes de alto rendimento

Quem pratica esportes em alto rendimento busca de maneira constante a excelência e a superação de limites. Atletas como o atacante Vinicius Júnior (jogador do Real Madrid) ou o nadador olímpico Thiago Pereira são apenas alguns exemplos de como a determinação, os treinos e os devidos cuidados formam o tripé de uma carreira de sucesso.

Estes profissionais dedicam suas vidas a exercícios rigorosos e competições em níveis extremos. Além disso, existe a exposição a uma série de riscos significativos, como lesões graves ou acidentes. Por isso, assegurar a saúde e a estabilidade financeira torna-se algo imprescindível para os atletas.

Proteção para momentos desafiadores

Recentemente, o jogador Jaciel, do Piauiense Sub-20, precisou de doações para realizar uma cirurgia no joelho. Ele pediu ajuda na internet para custear o procedimento, estimado em R$ 9 mil. “Muitas vezes, o tema proteção acaba sendo subestimado, impossibilitando a continuidade de carreiras promissoras. Por isso, os seguros são vitais para que esses atletas consigam atravessar momentos desafiadores sem maiores impactos financeiros”, comenta Guilherme Silveira, CEO da Genebra Seguros.

Neste sentido, a Lei nº 9615/98 (Lei Pelé) determina a contratação de seguro de vida e de acidentes pessoais para cobrir riscos aos quais os esportistas estejam sujeitos. A importância segurada deve garantir ao atleta, ou ao beneficiário indicado no contrato de seguro, uma indenização mínima correspondente ao valor anual da remuneração do profissional.

Seguros para atletas de alto rendimento

O mercado segurador conta com diversas soluções para proteger atletas de alto rendimento contra problemas durante treinamentos ou competições. Uma apólice adequada cobre não apenas as despesas médicas e odontológicas, como também tratamentos de reabilitação. Também é possível incluir a cobertura contra lucros cessantes, diárias por incapacidade temporária ou custos por internações hospitalares. Além disso, recomenda-se a contratação do seguro viagem para viagens e participações em competições, tanto no território nacional, como no exterior.

Este instrumento pode contemplar esportes diversos, como alpinismo, esqui, ciclismo, futebol (de campo e salão), corridas, windsurf, tênis, golfe, voleibol, rugby e outros, como o e-sports, por exemplo.

Outra proteção securitária relevante trata da responsabilidade civil. Ela pode ser contratada para clubes e sociedades esportivas para a proteção de seus contratados ou até mesmo pelos próprios esportistas, caso sejam responsáveis por danos a terceiros.

Contudo, além das coberturas oferecidas pelos seguros, o CEO da Genebra Seguros aconselha que os atletas façam um planejamento previdenciário. “Através de uma consultoria financeira, atletas, treinadores e demais integrantes do universo dos esportes podem garantir a tranquilidade não apenas do presente, como também do futuro. Essa é uma medida prudente e eficaz para garantir uma carreira plena, saudável e financeiramente estável”, finaliza o executivo.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    William Anthony

    blank
    William Anthony é jornalista especializado no mercado de seguros, com atuação em diversas publicações especialmente voltadas ao segmento. Com experiência na condução e produção de programas para rádio, televisão e internet, o profissional é fundador do portal de notícias Universo do Seguro.