Categorias: Sucessão

Author

Genebra Seguros

Share

Muitas corretoras de seguros estão passando por problemas relacionados à sucessão empresarial. Frequentemente a falta de um sucessor claro para o negócio resulta no encerramento das atividades da corretora. Frente a esse problema, a corretora pode optar por algumas alternativas; treinar um sucessor, profissionalizar a gestão, vender o negócio, ou encerrar as operações.

Treinar um sucessor

Treinar um herdeiro, que irá assumir aos poucos responsabilidades dentro da corretora é geralmente a melhor alternativa para a sucessão de corretoras de seguros. Essa solução permite a continuidade do negócio, sem grandes rupturas e com o potencial de manutenção da mesma cultura e valores na empresa. Antes de realizar a transferência do controle para um sucessor, é importante se certificar que o sucessor tenha o interesse em dar continuidade no negócio e a capacidade para fazer o negócio prosperar. Para o treinamento de um sucessor é recomendável sempre fazer uma transição gradual, nesse sentido uma consultoria em planejamento sucessório pode ser muito útil.

Profissionalizar a gestão

Para corretoras de seguros de grande porte, é possível realizar a sucessão empresarial através da profissionalização do negócio. No processo de profissionalização, em geral, os sócios se afastam do dia a dia do negócio, que passa a ser coordenado por um diretor executivo contratado. Esse diretor é subordinado a um conselho de administração, que é composto por conselheiros, que são sócios, ou pessoas designadas pelos sócios da empresa.

A profissionalização da gestão da empresa pode trazer grandes vantagens, como o ganho de escala para o negócio, a abertura para novas fontes de capital, através de emissões de ações, ou de títulos de dívida, mas apresenta alguns riscos. A gestão profissional da empresa pode aumentar os custos com salários de executivos, resultando em menores margens para o negócio, conflitos de agência, em que o executivo utiliza a empresa para benefício próprio também podem prejudicar a empresa. Por esse motivo, antes de profissionalizar a gestão de uma corretora de seguros, é muito importante avaliar se a empresa já possui grau de maturidade para essa transição.

Vender a corretora de seguros

As vezes, o melhor a fazer é vender o negócio. Nesse sentido, a corretora poderá optar por vender a totalidade de sua operação, a sua carteira de clientes, ou apenas os seus ativos, sejam eles tangíveis, ou intangíveis. As operações de venda de corretoras de seguros podem envolver o pagamento a vista, ou parcelado pelo negócio, podendo contemplar também taxas de sucesso caso o negócio apresente o desempenho projetado em um período pré-especificado. Nesse tipo de operação, é comum o antigo proprietário do negócio participar durante um período de transição da gestão da empresa.

Caso você esteja avaliando vender a sua empresa, converse com a Genebra Seguros, estamos em expansão e podemos ajudá-lo com a estruturação de um negócio que beneficie você e mantenha o negócio funcionando.

Comentários

Leave A Comment

Cotação

Preencha o formulário abaixo para solicitar uma cotação.

    Sobre o Autor

    Genebra Seguros

    blank
    A Genebra Seguros é uma corretora especializada na gestão de riscos complexos. A empresa atende clientes em todo o Brasil e possui foco no mercado corporativo.